domingo, 30 de dezembro de 2012

Não perca o fiel parceiro por falta de dinheiro!

Não tem jeito, Casais Inteligentes se Enriquecem Juntos (link afiliado) é o ingrediente que falta, além do amor, para manter casais unidos. Gustavo Cerbasi, influente consultor financeiro,  diz que "100% dos casos de separação, que não foram por infidelidade, têm motivos econômicos." Casais inteligentes são aqueles que têm conhecimento financeiro, podendo planejar gastos em viagens, por exemplo – mantendo transparência econômica para que ambos possam desfrutar o máximo de seus ganhos, evitando-se a infidelidade financeira.


Já falei um pouco sobre o tema Casais Inteligentes se Enriquecem Juntos (Pesquisa Interna) em outros artigos, mas pela importância do assunto gostaria de explorar um pouco mais o tema, aproveitando-se dessa entrevista realizada por Amaury Jr (amauryjr.com.br). Primeiro vamos reforçar a ideia de que a inteligência não é um desenvolvimento teórico, relacionado a muito conhecimento, mas uma capacidade de relacionamento com o mundo saudável, harmonioso, próspero e compassivo. Por isso, Cerbasi diz que a inteligência dos casais se relaciona a um autoconhecimento, mas não o individual, e sim do casal, ou seja, um conhece o outro e unem forças para crescerem juntos (diferente de unir Conta Corrente), em uma mesma direção. Confira as dicas:
  1. Conversar abertamente sobre os sonhos;
  2. Não permitir que os gastos com a família (plano de saúde, casa luxuosa, carro do ano, previdência etc.) se torne maior que os seres humanos ou a própria família;
  3. Cuidar-se para que o crescimento pessoal não esteja focado na individualidade, mas na colaboração (isso significa compartilhar estratégias de crescimento econômico, para que ambos tenham as mesmas realizações em controlar o próprio dinheiro).
* * * * *
Em um artigo anterior eu falei sobre se arriscar mais e errar menos. Agora, gostaria de comentar sobre os riscos que corremos em empreender e como se proteger em nossos relacionamentos afetivos. O mundo moderno passa por uma fase de desenvolvimento que poucas pessoas conseguem acompanhar, sendo difícil conciliar crescimento econômico, ou se estabelecer profissionalmente, com relacionamentos afetivos, seja na manutenção, seja na construção de uma família. Isso porque o modelo atual de gestão econômica se distanciou de princípios fundamentais de direitos humanos, bem como dos princípios constituintes da Nação – assim, o Brasil não consegue se constituir como União1.

Todo empreendedor ou homem de negócios “não tem muito tempo para família, amigos e namoros”, muito menos romances. Aquela ideia que costumamos ter de homens de negócios, que são perfeitos parceiros que dará o mundo para sua esposa é fruto da cultura hollywoodiana. O mundo real não tem nada de romântico, nem os homens trabalham para conquistar mulheres, mas credibilidade. Agora vamos entender o que está entre aspas, porque hoje a cultura pede por paz e amor – cultura religiosa imperial romana, mas falta responsabilidade e ética. Paz e amor com responsabilidade significa: Capacidade de Cuidar.


  1. “Não ter tempo para família”, na verdade, significa estar dedicando todo tempo à família: Nossa cultura religiosa imperial romana nos fez crer que é crime ser rico e pecado se enriquecer. Isso porque o Império Romano transformou o cristianismo em ética política para manter a massa sob controle. Isso se reflete em nossa política colonial, em que acreditamos que o trabalho é um sacrifício para pagar o dízimo (décima parte) que é o nome atual para dever social. Então, temos que trabalhar arduamente para pagar os impostos e ainda, o dízimo já que o Estado é laico e, como nem todos são católicos o dízimo se tornou o Plano de Saúde, Previdência etc.
  2. “Não ter tempo para os amigos”, significa ganhar dinheiro para poder passar tempo com os amigos: as pessoas estão carentes, devido ao que falamos acima – dedicando-se todo tempo ao trabalho como forma de sacrifício ou penitência de elevação social. Novamente somos influenciados pelos seriados americanos e globais, ou seja, pela televisão (projeção do mundo ideal). Para desfrutar a vida com os amigos como a que vemos em seriados e propagandas é preciso ganhar dinheiro, se enriquecer, então, antes de se divertir com viagens inesquecíveis é preciso se reunir para conversar sobre negócios; não jogue papo fora. Isso é entretenimento.
  3. “Não ter tempo para o namoro” significa que você precisa pagar a própria conta primeiro para poder pagar um cafezinho ou um jantar para sua namorada (de vez em quando): Para homens de negócios mulheres não são o carinho que lhe falta, mas a atenção que ele precisa – companheiras. Homens de negócios não precisam de mulheres fortes, guerreiras, mas de respeito e cuidados; em suma mulheres que não precisam deles – não no sentido econômico, que é genérico.
Por fim, sabemos hoje que a nossa profissão escolhida não é suficiente para desfrutar a vida com Qualidade de Vida, por isso, trabalhar como empregado não é o suficiente – é preciso investir também. O primeiro investimento, conforme Rafael Seabra, autor do excelente ebook Como Investir Dinheiro, é em conhecimento. É muito importante que tenhamos conhecimentos financeiro e, pensando nisso o prof. Elisson desenvolveu um método prático para você controlar o orçamento doméstico, através de Planejamento Financeiro. Depois, você pode investir na Bolsa de Valores ou abrir um negócio próprio, que é um investimento que demanda trabalho, isto é, empreendedorismo.


1 Dic. Aurélio: O Brasil, como entidade política e administrativa, em distinção às unidades que o compõem: “A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.” Constituição Federal, Art. 18

0 comentários:

Postar um comentário