domingo, 23 de dezembro de 2012

Da Ordem e do Progresso: Lema Nacional Brasileiro

O Brasil sofre, agoniza fortemente, de falta de conhecimento (como cegos na escuridão da ignorância). Em minha visão, o poder publicitário está destruindo a cidadania brasileira. Os próprios brasileiros pensam que somos gente burra (submetida aos países de primeiro mundo), mas não é verdade; os brasileiros não têm cultura, nem oportunidades. Falta poder governamental para por ordem e progresso à União ou Brasil. A atual política brasileira é inconstitucional, e suas leis favorecem interesses econômicos individuais, e não coletivos. O papel do Governo é por Ordem na casa, rumo ao Progresso.

Fotografia: Klaus Lechten - Harpia Harpija (Flickr, CreativeCommons)


 "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim" 
“L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but.” 
Auguste Comte, filósofo francês
A função do Governo é governar, portanto, os Eleitos têm Poder deliberativo. Assim, a função do Governo não é a de ser guiado pelo povo – este é um entendimento equivocado de democracia. Ao contrário, é o Governo que guiará o povo, ou seja, a democracia se resume a quem vamos dar o Poder, a quem vamos seguir, ou melhor, quem nos guiará; esta é a escolha do povo. A Ordem máxima do Brasil é a Constituição Federal de 1.988 (PDF) que se resume a: soberania; cidadania; dignidade da pessoa humana; valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político. (Título I - Dos Princípios Fundamentais) E o significado de Progresso é este:
  1. construir uma sociedade livre, justa e solidária;
  2. garantir o desenvolvimento nacional;
  3. erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
  4. promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Atualmente, percebo uma sociedade controlada, injusta e violenta; oposto ao item 1 (acima). O poder da União se encontra nas mãos de um Quarto Poder (Capetalismo), constituído não pelos Políticos ou Governadores, mas por indivíduos de grande poder aquisitivo e que controlam a economia, fazendo uso de recursos publicitários e de televisão, principalmente (para manipular a massa) – não necessariamente em forma de propaganda, mas de assessoria de imprensa, jornais, entretenimento etc. Vê-se que a Economia se tornou a Ordem e, por ela não ser de competência do Estado (já que o Governo não é uma Empresa, nem os Cidadãos Empregados) o Poder se encontra nas mãos dos "Eleitos"! Os "eleitos" estão governando o mundo!

O quarto poder – uma outra história é um livro de memórias e um livro de história: a história pouco conhecida dos meios de comunicação no Brasil desde os primórdios, no período Vargas, passando pela criação e pelo apogeu da Rede Globo, a partir do governo militar, e incluindo os bastidores de grandes momentos da história contemporânea (ditadura, período de transição, governos Sarney, Collor, FHC e PT) – além de encontros reveladores com os principais nomes da mídia e do poder que fizeram e desfizeram a história recente do país e os bastidores dos episódios mais marcantes (Plano Cruzado, Plano Collor, negociação da dívida externa, Plano Real, debate eleitoral Collor x Lula...), até os dias de hoje.
– AMORIM, Paulo Henrique - O Quarto Poder: uma outra história.

 Salomão, o Homem Mais Rico que Já Existiu

"Em um estado totalitário não se importa com o que as pessoas pensam, desde que o governo possa controlá-lo pela força usando cassetetes. Mas quando você não pode controlar as pessoas pela força, você tem que controlar o que as pessoas pensam, e a maneira típica de fazer isso é através da propaganda (fabricação de consentimento, criação de ilusões necessárias), marginalizando o público em geral ou reduzindo-a a alguma forma de apatia"
(Chomsky, N., 1993) Fonte: 10 ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO EM MASSA UTILIZADAS DIARIAMENTE CONTRA VOCÊ

O Governo, os Governadores, tem Poder de Lei e Mando Nacional (Social) para abolir o Quarto Poder. Sobre isso, gostaria de citar Ayn Rand, uma romancista e filósofa russo-americana cuja filosofia, o Objetivismo, revolucionou os Estados Unidos da América. Pois tem muito a contribuir com o desenvolvimento socio-econômico-cultural do Brasil, uma vez que tem grande similaridade com a C.F.B. (Parece-me até que o Objetivismo influenciou sua elaboração, já que a filósofa viveu entre 1.905 a 1.982.) Enfim:
Eu defendo a separação do estado e da economia; assim como tivemos a separação do estado da igreja. […] O que estou dizendo é que ninguém deve ter o direito, nem empregados, nem empregadores, de usar a compulsão do estado e força para suas próprias necessidades. […] Liberdade econômica [valores sociais do trabalho e da livre iniciativa] e individualismo [soberania e dignidade da pessoa humana], é disso que esse país precisa hoje.” Ayn Rand (fonte: Entrevista de Mike Wallace, 1.951)
Ordem e Progresso é o lema nacional, elaborado a partir do lema político do Positivismo (de Comte): "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". Não confundamos Amor com Romance (de Hollywood), mas saibamos que este amor é um Princípio Ético que não têm a ver com se sacrificar pelo bem da pátria, isto é, permitir-se ser usado como instrumento ou não, seja do governo, seja da ordem econômica (ditada por um pequeno grupo). A Ordem, como dito, você encontra na C.F.B. (1.988) e o Progresso depende da nossa cultura, que é o objetivo deste Blog – promover cultura, conhecimento por meio de educação intelectual. Para isso você têm muitos artigos e indicação de leituras.

    1. Erudição não é sinônimo de educação!

      0 comentários:

      Postar um comentário