terça-feira, 5 de março de 2013

[7 Hábitos] A Culpa e a Condição de Vítima


Sorte como muitos podem pensar não é um presente inesperado do acaso. A crença geral é que uma pessoa de sorte é aquela que ganha coisas gratuitamente, como ganhar em sorteios, acertar na loteria, puxar um joker na canastra, dizer o número certo no cassino, formar um conjunto vencedor no pôquer etc. Mas pare para pensar no nome desses jogos! São Jogos de Azar, não de Sorte! Sorte não é algo gratuito! Sorte está mais para coincidência do que presente do destino ou deus. Sorte é uma questão de Oportunidade! Hoje eu gostaria que você parasse um pouco para pensar em sua condição atual e, em vez de pensar que você é uma pessoa azarada, comece a perceber que talvez, não seja azar, mas falta de harmonia. Sorte e azar são questão de trabalhar a nossa mente, nosso modo de viver e ver as coisas.

CADERNINHO DA BEL–Clô e Olívia

"A culpa e a condição de vítima. Onde quer que você encontre um problema, você geralmente encontra o dedo acusatório da culpa. A sociedade está viciada em bancar a vítima. "Se ao menos o meu chefe não fosse um idiota tão controlador... Se ao menos eu não tivesse nascido tão pobre... Se ao menos eu morasse num lugar melhor... Se ao menos eu não tivesse herdado o temperamento do meu pai... Se ao menos os meus filhos não fossem tão rebeldes... Se ao menos o outro departamento não bagunçasse as ordens o tempo todo... Se ao menos a nossa indústria não estivesse tão decadente... Se ao menos o nosso povo não fosse tão preguiçoso e desmotivado... Se ao menos a minha mulher fosse mais compreensiva...  Se ao menos... Se ao menos." Culpar a todos e a tudo pelos nossos problemas e desafios pode ser uma norma e talvez alivie temporariamente a dor, mas também nos acorrenta a esses problemas. Mostre-me uma pessoa que seja suficientemente humilde para aceitar e assumir a responsabilidade pelas suas circunstâncias e corajosa o bastante para tomar qualquer iniciativa necessária para criativamente atravessar ou contornar esses desafios, e eu mostrarei a você o supremo poder da escolha." COVEY, Stephen R. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes: Lições Poderosas para a Transformação Pessoal - 25ª Edição. Rio de Janeiro: Best Seller, 2005; p. 14-15.
O grande empresário Eike Batista fala que necessitamos de Pitada de Sorte, em seu Conceito 360º, para lograr o sucesso. Essa sorte não é uma questão miraculosa! De fato, é algo que não está em nossas mãos, no entanto, temos a capacidade de tornar as circunstâncias mais favoráveis. Sorte é uma questão de atrair oportunidades e, então, aproveitá-las. Um dado tem 6 lados, mas só pode cair no número escolhido se você o lançar. Então, na verdade, o que pode estar lhe faltando não é sorte, mas meios hábeis, ou habilidade pessoal.

Desenvolvemos nossas habilidades mediante treino, prática, a isso damos, mais tarde, o nome de know how. Para tanto, é fundamental que você aprenda a gerenciar o seu tempo, usando o tempo a seu favor. Como? Começando com o objetivo em mente! Além de aprender a aproveitar melhor o tempo você precisa aprender o dom da serendipidade ou espontaneidade [tradução livre]. Em momentos de dificuldade, é preciso aprender a parar, dar tempo ao tempo. Toda música tem suas pausas ou momentos de silêncio. Na vida também temos momentos de descanso, de descontração, de relaxamento. 

Fotografia: Bontempo Móveis de Alto Padrão - Jantar Italiano (Flickr, CreativeCommons)
Precisamos trabalhar melhor a ideia de que tempo é dinheiro, percebendo que não basta trabalhar muito. É preciso também, trabalhar melhor. Einstein, o gênio da física, dizia algo assim: “penso mil vezes e não encontro a resposta. Paro de procurá-la em meus pensamentos e eis que me vem a resposta.” Ou seja, foi o silêncio que trouxe a resposta. Porém, também, não se iluda pensando que a resposta chegou a Einstein sem nenhum estudo, esforço, trabalho e dedicação. Sucesso e prosperidade!

0 comentários:

Postar um comentário