sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Somente 25% dos Brasileiros Almejam Seguir Carreira como Empregado…

A realidade no Brasil nos últimos anos tem mudado significativamente no que se refere ao trabalho e as maneiras de se ganhar dinheiro. A expansão de universidades e rede de escolas públicas, principalmente, alterou o cenário do mercado de trabalho, permitindo que mais pessoas atingissem níveis de capacitação suficientes para atender demandas (sociais). Aqueles que tinham formação no exterior tinham maior vantagem competitiva porque os ensinamentos já tinham a experiência de um momento histórico mais evoluído, do respectivo país. Mas hoje, com a globalização, as informações se tornam acessíveis por meio da internet e já estamos sentindo os benefícios de Harvard, Stanford, MIT entre outros.

Fotografia: Jann_on (Flickr, CreativeCommons)
Em um Brasil de poucos anos atrás, aquelas pessoas com maior qualificação profissional tinham condições de abrir negócios, empresas capazes de empregar pessoas e garantir o seu sustento; era um Brasil em crescimento. Atualmente, o mercado está saturado, muitas pessoas de nível universitário querendo ganhar mais dinheiro além da capacidade salarial das empresas. Com o aumento da concorrência, devido ao surgimento de muitas empresas – uma vez que temos grande número de pessoas capacitadas –, os empregados se tornam também mais exigentes e os empresários começam a ter outros desafios além das de mercado.

Eles também precisam agora entender de pessoas, relacionamentos, organização empresarial, isto é, precisam inovar na maneira de gerir sua empresa – pois muitos funcionários têm qualificação igual ao presidente, que muitas vezes se garante na presidência devido à sua experiência. Mas, se contar somente com isso seu cargo está em risco, bem como sua empresa. Seu dever é se atualizar cada vez mais, não somente para atender um público exigente, mas para melhorar as condições de seus trabalhadores, desenvolvendo planos de carreira interno, incentivos, bonificações e assim por diante, com o objetivo de criar novas frentes de trabalho, novas tarefas.

Se você parar para pensar, deverá perceber que expandir o seu negócio é lei. Para 88% dos brasileiros adultos, o início de novo negócio é uma boa opção de carreira.” <Administradores> Ora, estamos cheios de pessoas querendo colocar a mão na massa, então devemos transformar nossos melhores funcionários em parceiros, permitindo que eles abram novas franquias ou liderem novas frentes de trabalho, pensando em como fomentar o crescimento da empresa. As empresas modernas necessitam capacitar seus funcionários de acordo com a filosofia da empresa e o plano de ação, sendo sempre transparentes e éticos. 44% dos brasileiros sonham ter um negócio próprio <Administradores>, então porque não simular um negócio dentro do próprio negócio?

O Marketing Multinível é um belo exemplo para dar oportunidade a todos. As empresas de Vendas Diretas devem pensar muito bem e planejar seu crescimento sem deixar de fora o canal de vendas de MMN. “Atualmente, quase 70% dos empreendedores abrem um negócio por oportunidade.” <Administradores> Sendo assim, tudo é uma questão de abrir frentes de trabalho independente, isto é, que procura empreendedores em vez de empregados. As empresas que pretendem crescer economicamente necessitam agora pensar de modo integrado com a economia nacional (e internacional), pensando em novas frentes de trabalho para as outras pessoas e não somente no seu negócio. Como explica Waldez, em sua palestra Estratégia e Liderança, as empresas que mais crescem e se mantem ativas no mercado são aquelas que estão atuando em diversas frentes de trabalho.
  1. Sobre a Escolha Profissional

0 comentários:

Postar um comentário